NOTÍCIAS

Curso: Diversidade Cultural e Cooperação para o Desenvolvimento

Inscrições gratuitas podem ser feitas até uma semana antes de cada oficina

Continuam abertas as inscrições para as oficinas do curso “Diversidade Cultural e Cooperação para o Desenvolvimento”, que acontece no período de 24 de maio a 1º de setembro, em Cubatão (SP). O candidato pode se inscrever, gratuitamente, até uma semana antes de cada oficina.   As inscrições para a primeira etapa do curso foram feitas entre os dias 24 de abril a 22 de maio. São oferecidas 50 vagas a profissionais e conselheiros da Cultura e de Defesa do Patrimônio Cultural, bem como educadores, líderes comunitários e interessados.

A programação abrange os eixos conceitual e prático, com o objetivo de ampliar as ações formativas para promoção da Diversidade Cultural na região da Baixada Santista. O curso é realizado pelo ODC, com patrocínio da Usiminas, por meio do ProAC – Lei de Incentivo à Cultura de SP, e apoio da Secretaria de Cultura de Cubatão. A produção é da Mina Cultural.

Abertura

No último dia 23 de abril, o coordenador do Observatório, José Márcio Barros, realizou, em Cubatão, abriu as atividades do curso com a palestra Mediação e Diversidade Cultural. “Buscamos ampliar a capacidade de observação sobre a própria realidade, tendo como referência os princípios da diversidade de expressões culturais, tanto no ambiente governamental quanto da sociedade civil”, afirma o coordenador do ODC.

O curso enfatiza a importância das práticas colaborativas para o desenvolvimento humano. “A diversidade está diretamente ligada ao desenvolvimento humano e esse desenvolvimento só acontece de forma coletiva e colaborativa. Está aí, portanto, a necessidade de termos gestores desta Diversidade, mas que compreendam também como legítima a diversidade de modos de gerir, gerenciar esta mesma diversidade”, completa Barros.

Qualificação

Segundo o secretário municipal de Cultura e ex-aluno do curso Gestão e Desenvolvimento Cultural (ODC), Welington Ribeiro Borges, a intenção é proporcionar aos agentes culturais uma melhor qualificação nos diversos segmentos. “Temos certeza de que o resultado de todo o processo ampliará a visão do participante que poderá utilizar diversos outros instrumentos na realização de seus projetos”, afirma.

Borges considera oportuna a realização do curso porque a cidade está iniciando o processo de implementação da Rede pela Diversidade Cultural, que prevê a realização de censo cultural, formação de jovens e adultos por meio de capacitação e fóruns, produção e co-produção de eventos temáticos.“Já estamos trabalhando com setores da Administração, como Secretaria de Educação, de Cidadania e Inclusão Social e Coordenadorias Especiais de Igualdade Racial e Étnica, Políticas para a Juventude e outros parceiros”, informa o secretário.

Confira aqui os temas, professores, ementa e resultados do curso.

Seminários

É recomendada a participação em todos os temas do bloco seguinte:

 TEMA DATA
Cultura, Diversidade e Desenvolvimento 24 a 26/05
Políticas Públicas para a Diversidade 14 a 16/06
Educação para a Diversidade 21 a 23/06
Comunicação e Diversidade 06 a 07/07

 

Oficinas e palestras

Inscrições até uma semana antes da oficina, com preferência aos inscritos nos seminários.

TEMA DATA
Leitura, Escrita e suas mediações 01 e 02/06
Processos criativos com palavra e imagem 29 a 30/06
Criar e empreender na diversidade 14/07
Cena Negra Contemporânea 03 a 04/08
Produção Cultural 10 a 11/08
Projetos Culturais para a Diversidade 17 a 18/08
Oficina mídias móveis e Diversidade 24 a 25/08
Painel Diálogos interculturais 31/08 a 01/09

Curso “Diversidade Cultural e Cooperação para o Desenvolvimento”

Realização: ODC

Patrocínio: Usiminas, por meio do ProAC – Lei de incentivo à Cultura de SP

Apoio: Secretaria de Cultura de Cubatão

Produção: Mina Cultural

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos