INFORMAÇÃO

Propostas para valorização da cultura são votadas na ALMG

III CEC

Supervisor de Pesquisa e Projetos do ODC, José Oliveira Junior, foi eleito delegado de MG para a Conferência Nacional de Cultura, em uma das três vagas gerais votadas por delegados de todo o estado .

As propostas foram divididas em quatro eixos principais. São eles: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e, por fim, Cultura e Desenvolvimento. Dentro de cada eixo, as propostas foram subdividas em quatro sub-eixos, apresentados em tabela abaixo.

Em relação às propostas, os delegados deram ênfase a valorização da cultura regional, de comunidades tradicionais e de pequenos municípios, além da melhor distribuição dos recursos públicos destinados à valorização da cultura. Entre as sugestões está a que pede isenção de taxas e tributos municipais e estaduais para associações sem fins lucrativos e artistas locais e regionais e redução dos entraves à circulação e exportação dos bens culturais.

Também recebeu o apoio dos delegados a sugestão de realizar um mapeamento da diversidade cultural de Minas. Com isso, deverá ser formulado mecanismos de salvaguarda e difusão de manifestações culturais de origem afro-brasileira, tradicional e popular.

Temas de destaque na atualidade são lembrados durante a conferência

Os royalties do minério e a Rede Minas também foram temas de propostas aprovadas. Em relação ao primeiro, foi aprovada sugestão que pede a destinação de parcela dos royalties da mineração para o Fundo Estadual de Cultura e sua vinculação a projetos de valorização da diversidade cultural nos municípios. Já em relação ao segundo, ganhou apoio a proposta de criação da Empresa Mineira de Comunicação, reunindo a Rede Minas e a Rádio Inconfidência. Essa empresa deverá implantar sucursais em todas as macrorregiões do Estado, para a realização de uma cobertura descentralizada e uma produção regionalizada.

Em relação à acessibilidade, os representantes da cultura mineira pediram a garantia da acessibilidade das pessoas com necessidades especiais a todos os equipamentos culturais e a inclusão de crianças, adolescentes e idosos nos projetos artísticos e culturais como forma de favorecer relações pacíficas e sustentáveis.

Propostas nacionais – Também na parte da tarde, foram votadas oito novas propostas nacionais e foram priorizadas aquelas sugestões consideradas mais relevantes em nível nacional. Duas novas propostas foram consideradas mais emergenciais que aquelas já apresentadas. Entre elas encontra-se a do eixo II (Produção Simbólica e Diversidade Cultural) sub-eixo 4 (Valorização do Patrimônio Cultural e Proteção aos Conhecimentos dos Povos e Comunidades Tradicionais. Esta prevê a criação de grupo de trabalho para criação de estratégias para proteção do patrimônio cultural de comunidades tradicionais atingidas por barragens, empresas de mineração ou localizadas em Unidades de Conservação.

Participantes elegem delegados que irão à Brasília

Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que participarão da 3ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada entre os dias 26 a 29 de novembro, em Brasília. Foram selecionados 25 representantes da sociedade civil (duas vagas para cada uma das dez macrorregiões do Estado e duas para Belo Horizonte, além de três vagas gerais) e 12 representantes do poder público (oito representantes municipais e quatro estaduais).

Os trabalhos da parte da tarde foram presididos, em um primeiro momento, pela deputada Liza Prado (PSB), e, em um segundo momento, pelo deputado Luiz Henrique (PSDB).

Fonte: Assembleia de Minas

Deixe aqui o seu comentario

Todos os campos devem ser preenchidos. Seu e-mail não será publicado.

ACONTECE

ODC Diálogos – 17 de Abril de 2024

No dia 17 de abril (quarta-feira), às 19 horas, acontecerá mais uma edição do ODC Diálogos. Motivado pelo número 100 do Boletim, o encontro tem como tema “Avanços e desafios para a política cultural no Brasil hoje”, e contará com a participação de Albino Rubim e Bernardo Mata Machado, sob mediação da pesquisadora do ODC, […]

CURSOS E OFICINAS

Oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural – Santa Luzia (MG)

O Observatório da Diversidade Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e com o patrocínio da Soluções Usiminas, e apoio do SESC Santa Luzia, realiza a oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural. A oficina Mapeamento Participativo da Diversidade Cultural tem como objetivo a formação de agentes culturais, estudantes, pesquisadores […]

Mais cursos