3

Oficina por Ramilla Melo

  O trabalho colaborativo é de grande valia a partir do ponto em que a rede está interligada. Para dar continuidade ao processo que foi iniciado devemos primeiramente contar com a colaboração de todos e conseguir a partir daí, multiplicar os meios e os membros da rede. O trabalho nestes 5 dias nos proporcionou uma…



DSC05874

Festival de Inverno da UFMG em Ouro Preto: O primeiro e o último, as participações e sua divulgação internacional

Gente, esse foi um trabalho final que eu fiz apresentado à disciplina Tópicos de Pesquisa em Teatro do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, ministrada pela Prof. Alessandra Vannucci. Ele fala basicamente do início do Festival (quando ainda era organizado pela UFMG) e pode ser interessante para se ter uma ideia do…




Entrevista a Associação Feira Marte

Associação Feira Marte

Convivemos num contexto onde geralmente o tempo é consumido pela rotina, provocando um esvaziamento de significado. “(…) Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.(…)” Carlos Drummond de Andrade Nessa perspectiva, determinados objetos,…




laís2

Oficina por Laís Penna

A estudante de artes cênicas Laís Penna acrescentou à oficina toda a sua bagagem de experiências na relação entre as pessoas e o espaço, o humano e o material e além de tudo o seu traço pessoal  no que diz respeito as suas atividades individuais e com o grupo. http://www.youtube.com/watch?v=Ke2dZCSYRvc&feature=youtu.be



marcelo

Oficina por Marcelo dos Santos

Com o seu conhecimento em geografia, Marcelo dos Santos, foi o nosso norte. Publicando e abordando a cultura local, ele buscou trabalhar a relação da cidade com o turismo unindo toda as pontas da rede em um ponto convergente. http://www.youtube.com/watch?v=9nQuIpLY78c&feature=youtu.be



bruno

Oficina por Bruno Souza

Bruno Souza, com todo o “seu” tempo, conseguiu conciliar seu trabalho Unidade de Acolhimento com o nosso trabalho em rede, colaborando de forma a enriquecer nosso trabalho. No vídeo abaixo ele expressa sua experiência nesses 5 dias de trabalho corrido.   http://www.youtube.com/watch?v=RiDPt_PW29Q&feature=youtu.be  



anderessa1

Oficina por Andressa Pereira

E chegando ao fim de 5 dias de trabalhos árduos, Andressa Pereira sintetizou a experiência dela nessa união de trabalho em rede e colaboração.



G

Quebra-cabeça cultural: Interação, criatividade e realização

Realizamos a cobertura sobre a vida cultural e patrimônio de Ouro Preto no mês de Julho (15 a 19) enquanto ocorre o Festival de Inverno 2013. A cobertura, de acordo com nosso olhar colaborativo, enfoca a experiência de pessoas comuns na cidade, voltada à proteção e promoção da diversidade cultural. Cobrimos alguns eventos da programação…



bruno

Vivênciando o Congado

No contexto de resistência das diversas expressões culturais, o Congado é uma importante manifestação que luta para permanecer viva. Na Região dos Inconfidentes, especificamente em Mariana, diversos personagens contribuem para manter acesa essa celebração de origem africana. Dentre as temáticas tratadas, as principais são  a vida de São Benedito e o encontro de Nossa Senhora Aparecida submergida nas águas. O vídeo…




OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Conexão-OFICINA

Neste 4º dia da oficina TRABALHO COLABORATIVO E EM REDE: DIVERGENTE E CONVERGENTE, realizamos um intercâmbio com outras oficinas. Uma delas é a CRIANDO BATUQUES POPULARES, com Renato Sérgio Costa que é professor de percussão há 20 anos e atuou em vários grupos de cultura popular em Recife/PE. A oficina foi realizada no Vagão Sonoro…